Notícias da Savills

Savills apresenta tendências para o mercado imobiliário logístico nacional em 2020

A Savills avança as principais tendências para o mercado imobiliário no setor da logística para 2020, revelando ainda as melhores oportunidades de investimento a este nível em Portugal.

Segundo Nuno Esteves, Associate do Departamento Development da Savills, “Numa linha cronológica que atravessa o ano de 2011 até 2020 verifica-se a existência de um mercado imobiliário logístico em Portugal pouco organizado e disperso. Existe falta de oferta assim como qualidade nos imóveis disponíveis para o mercado logístico, fator este que induz a alguma instabilidade de norte a sul do país. Por outro lado, assistimos ainda a um hiato no que se refere a novos projetos, bem como a promotores dedicados”.

Ainda nesta janela temporal, verifica-se que unidades em utilização estão obsoletas face às necessidades atuais e o investidor procura classes de ativos mais líquidos com saídas mais rápidas, correndo riscos relativamente baixos e apostando pouco na edificação especulativa. “Também a concentração da oferta na periferia dos aglomerados urbanos e a compressão de Yield noutras classes de ativos leva à atratibilidade pela Prime Yield Logística. Neste sentido, identificam-se oportunidades de investimento e a existência futura de Pipeline, bem como alguns lançamentos de projetos com edificação especulativa, ainda insuficientes face à procura registada”, adianta o responsável.

Num futuro próximo, a tendência é que a oferta evolua, bem como a quantidade e qualidade de imóveis neste setor. Também a acreditação BREEAM e LEED ajudará neste processo, instalando-se como um movimento e uma necessidade e não como uma mera ação de marketing. Espera-se que a eficiência das unidades produzidas esteja mais adequada às necessidades da procura, tal como a estabilização dos ativos e a estratégia de saída a médio prazo.

“No que diz respeito à evolução das rendas, acreditamos que existirá uma subida no curto prazo e uma estabilização no médio prazo que evoluirá para uma competitividade no longo prazo”, defende Nuno Esteves, que teve oportunidade de apresentar estes e outros aspetos na Conferência “Smart Miles”, organizada pela Logística & Transportes Hoje, que decorreu recentemente, na Fundação Dr. António Cupertino Miranda, no Porto, cujo objetivo consistiu na exploração de melhores oportunidades de investimento no mercado logístico português, bem como tendências para 2020.

Recommended articles