O grupo Rolear e a Metalofarense compraram, numa operação conjunta, o edifício da SUMOL+COMPAL em Faro, localizado na EN 125, próximo do centro comercial Fórum Algarve. A venda foi assessorada pela Savills.
Com a aquisição deste imóvel, o consórcio de empresas portuguesas pretende potenciar a dinamização das suas marcas e aumentar as respetivas capacidades de armazenagem, a proximidade com os seus clientes e o portfólio de oferta de produtos.
O edifício é composto por um bloco principal, com uma área destinada a escritórios, zonas técnicas e de apoio à atividade fabril e logística. Em virtude de uma operação de concentração industrial, a atividade fabril no imóvel cessou em final de 1995, tendo a instalação passado a ser utilizada como centro regional de armazenagem e distribuição do portfólio de bebidas.
Ao longo do tempo, e devido ao crescimento da oferta de produtos, houve uma ampliação das instalações, com novas áreas para armazenagem. Atualmente, pode contar-se com uma área total de armazéns de 7.753,66 m2, uma área total de escritórios de 2.221,00 m2 e uma área total de logradouro de 10.474,00 m2.
Em 1968, com a constituição das empresas engarrafadoras da “especialidade de frutas” SUMOL, este imóvel tornou-se emblemático, já que foi a instalação fabril, no sul do país, de uma marca com elevado reconhecimento a nível nacional, e que mantém uma forte e distinta presença no mercado português até aos dias de hoje, conquistando também o reconhecimento internacional com a presença em vários mercados além-fronteiras.
Amélia Eusébio, administradora da SUMOL+COMPAL, refere que «A SUMOL+COMPAL congratula-se com a alienação deste imóvel a duas prestigiadas empresas algarvias e reconhece o profissionalismo da Savills na identificação e desenvolvimento dos contactos que permitiram concluir a transação.».
O Grupo Rolear teve origem no ano de 1979, com sede em Faro, inicialmente direcionado para as áreas de eletricidade, eletromecânica e bombagem, quer na comercialização por grosso, quer na realização de infraestruturas.
Parreira Afonso, administrador da Rolear, explica que «A abrangência do leque de produtos e serviços da Rolear, desde a área energética, à construção civil, infraestruturas de águas e de saneamento, bem como a sua abrangência nacional, forçou a que, para uma resposta de qualidade face às diferentes solicitações, se procurasse um espaço logístico na área da sede, bem localizado, com bons acessos, bem visível, de dimensões assinaláveis, mas necessárias. A estes requisitos importantes juntou a faceta peculiar de ser um edifício-emblema da produção industrial do Algarve.».
«Contamos que a nova unidade venha proporcionar incremento geral dos negócios, fortalecendo as nossas empresas e contribuindo para o desenvolvimento da região.», conclui.».
Por seu lado, a Metalofarense, empresa fundada em 1958 que, desde então, tem sido um participante ativo no desenvolvimento da região, com um papel de destaque no setor de produtos siderúrgicos e materiais de construção, sublinha que «Trata-se de uma aquisição importante para o desenvolvimento da empresa, também relevante por ser uma edificação icónica do concelho de Faro e até do Algarve, e ainda por ter sido levada a cabo por duas empresas da região. O fundador da Sumol, também ele algarvio, teria ficado satisfeito com esta faceta do negócio.».
«Trata-se, pois, de mais um passo no crescimento da nossa atividade, acompanhando o desenvolvimento e o progresso da Região Algarvia.», acrescenta Luís Afonso, administrador da Metalofarense.
Luís Rocha, Industrial & Logistics Consultant da Savills Portugal, afirma que «Apraz-nos assessorar reconhecidas marcas, como a SUMOL+COMPAL, a implementar as suas estratégias de Real Estate, que, neste caso, nos confiou a comercialização do seu ativo imobiliário, outrora vital no desenvolvimento do seu negócio e que, agora, terá um renovado papel de relevo na estratégia de crescimento da Metalofarense e do Grupo Rolear.».
«Este nível de serviço e de compromisso para com os nossos clientes só é possível graças ao tremendo know-how que as equipas da Savills têm do mercado imobiliário nos mais diversos segmentos, bem como a proximidade aos principais operadores e investidores ativos no nosso mercado.», realça.