Savills

Publicação

Mercado global de branded residences deverá crescer, assim como a procura

O número de projetos de branded residences aumentou mais de 160% na última década, com novas marcas, novas localizações e uma mudança nas comodidades destinadas a impulsionar ainda mais o setor. Com mais de 690 projetos concluídos em todo o mundo, espera-se que mais 600 sejam entregues até 2030, afirma a Savills no seu mais recente Branded Residences Report.

“As branded residences diversificaram-se, deixando de ser exclusivamente orientadas para a hotelaria de luxo e passando a oferecer produtos em todas as escalas de cadeias hoteleiras. Assistimos igualmente a uma entrada de marcas não hoteleiras de uma vasta gama de setores, incluindo os espaços de moda, design e automóvel. As novas marcas que irão entrar no setor incluem a Dolce & Gabbana, a De Grisogono, a Mama Shelter e a Rare Finds”, afirma Rico Picenoni, Head of Savills Global Residential Development Consultancy.

A partir de um cenário dominado pelos hotéis, a Savills estima que as marcas não hoteleiras representarão 20% da oferta total até 2030 – um aumento de cerca de 40% em relação aos níveis atuais.

No que respeita às marcas de hotelaria, embora as cadeias de luxo ainda representem dois terços dos projetos concluídos, as marcas de gama alta e de gama alta estão a aumentar a sua presença, prevendo-se que aumentem a sua quota de mercado em 50% e 70%, respetivamente.

Quanto aos líderes de mercado, a Marriott International continua em primeiro lugar, posição que ocupa desde 2002, seguida da Accor e da Four Seasons. Em termos de marcas de hotelaria propriamente ditas, a Four Seasons, a The Ritz-Carlton e a St. Regis lideram o mercado (as duas últimas integrando o portfólio de marcas da Marriott International).

Em termos de marcas não hoteleiras, a YOO continua a ocupar o primeiro lugar, mas marcas como a Pininfarina (Mahindra), a Elie Saab e a Versace (Capri Holdings) deverão subir na classificação nos próximos anos.

Image treatment

“As associações de marca efetuadas pelos indivíduos podem ser fatores incrivelmente poderosos na escolha da compra de uma residência. As pessoas são altamente leais à marca e, uma vez estabelecida uma ligação, esta tende a perdurar. Os Millennials e a Geração Z, a futura base de compradores, são cada vez mais fiéis à marca em comparação com outras gerações mais velhas”, afirma Kelcie Sellers, Associate, Savills World Research.

Nos próximos anos, as branded residences deverão continuar a crescer a nível mundial, estimando-se um crescimento substancial nas cidades emergentes. Prevê-se que o Cairo, por exemplo, registe o maior crescimento, passando de um projeto operacional para 17 até ao final de 2030. Ho Chi Minh City, Nha Trang, Guanacaste e San Miguel de Allende completam os cinco primeiros lugares, cada uma com um crescimento previsto de mais de 400% até 2030.

A Savills prevê que a procura de produtos de branded residence continuará robusta nos centros urbanos globais de negócios e de educação, uma vez que oferecem o estilo de vida e a cultura para os potenciais compradores e as suas famílias.

A procura de produto de luxo branded residence por parte de compradores nacionais deverá crescer mais rapidamente em cidades emergentes, como a cidade de Ho Chi Minh, o Cairo, São Paulo e Istambul, onde a qualidade do parque existente não é suscetível de satisfazer as exigências de quem procura instalações e serviços de alta qualidade. Nestes mercados, haverá oportunidades para residências urbanas de gama alta, bem como para produtos de luxo destinados a clientes fiéis à marca e com hábitos de viagem.

É provável que a procura por parte de compradores internacionais cresça em destinos turísticos próximos das principais cidades com elevada concentração de riqueza, impulsionada pelo trabalho flexível e por uma maior prioridade às questões de bem-estar. As localizações soalheiras e de esqui, com um número crescente de marcas e de branded residences, também continuarão a atrair compradores de todo o mundo.

“A diversidade de projetos de branded residence, em termos de localização, tipo, marca e design, continua a ser um forte argumento de venda para este tipo exclusivo de propriedades. Esta diversidade, juntamente com a garantia de qualidade, a exclusividade e a segurança, contribuirá para sustentar este sector e reforçar a sua impressionante trajetória ano após ano”, conclui Picenoni.

Luís Clara, Capital Markets Associate, Savills Portugal, aponta: “Em Portugal, este mercado sempre esteve muito presente na região do Algarve e, por isso, muito associado a produtos de lazer, em contexto balnear e de resort, com uma importante componente de investimento/ retorno. Nos últimos anos, este segmento tem vindo a expandir-se para outras regiões do país, conquistando mercados mais urbanos como Lisboa e Cascais, ou mais rurais, como a região do Douro ou do Alqueva.”

Paula Sequeira, Consultancy and Valuation Director, Savills Portugal, sublinha: “Do mesmo modo, temos vindo a assistir a uma diversificação do perfil de comprador, cada vez menos focado na componente de investimento/retorno, valorizando a utilização enquanto produto lifestyle. Neste sentido, a Savills tem assistido a um crescente interesse neste tipo de produto por parte de diferentes players como investidores, promotores e utilizadores finais, tendo assessorado diversos projetos na sua conceção (definição de posicionamento e “produto”) e posterior implementação, através de brand procurement.”