Savills

Publicação

Lisboa é a sexta cidade Europeia com maior take-up de espaços Flex

De acordo com a última pesquisa da Savills e da Workthere, especialista em espaços flex, Londres permanece o mercado mais ativo da Europa, com o sector a representar 13% de toda a absorção de escritórios no primeiro semestre de 2023. Segue-se Praga (8%), Amesterdão (6%), Madrid (5%) e Varsóvia (4%).

Os flex offices representaram 4% do total de escritórios europeus utilizados durante o primeiro semestre deste ano, segundo a consultora imobiliária internacional.

Ed Bouterse, head da Workthere, Europa, e responsável pela gestão do portfolio de espaços flex, EMEA, afirma: “Estamos a assistir, em toda a Europa, à recuperação do sector de escritórios flex após a pandemia, uma vez que as empresas continuam a concentrar-se na gestão de custos, enquanto tentam garantir o melhor espaço disponível. De um modo geral, acreditamos que a expansão dos operadores de escritórios flexíveis aumentará em 2024 para cerca de 5-8% da utilização na Europa, quando a ocupação contratual se aproximar da marca dos 85%.

“Em resultado de uma procura estável e de um maior volume de take up, Londres, Amesterdão e Varsóvia registaram um crescimento anual de 10% nos preços dos espaços de trabalho flex, e estamos a assistir a um aumento dos custos noutros mercados europeus pelas mesmas razões.”

Mike Barnes, Associate Director, Savills European Research, interpreta: “Dado que o sentimento de contratação dos empregadores mostrou sinais de enfraquecimento nos últimos três a seis meses, o crescimento da ocupação de contratos flex será apoiado por empresas que procuram termos flexíveis para garantir que optimizam o nível certo de espaço de trabalho.

“Também estamos a assistir a uma mudança na procura do melhor espaço flex da sua classe, tanto por razões ESG como para atrair e reter talentos, o que muitas vezes inclui o desejo de uma oferta de comodidades melhorada.”

Gráfico 1: Espaços flex na Europa em relação ao total, em percentagem (primeiro semestre de 2023).