Notícias da Savills

A tecnologia ao serviço da Gestão de Edifícios

O comboio já partiu. O seu edifício está a bordo?

Existe um antes e depois da Covid-19. Em 2020, o mundo fez um fast-forward que impulsionou um conjunto global de mudanças nas prioridades das empresas e nos edifícios. Mudanças que se instalam a um ritmo galopante e cuja adoção e aplicação vai ser crucial para ditar o cumprimento de metas de sustentabilidade e políticas ESG, que estão na ordem do dia.

A ascensão de soluções Proptech é a prova de como o fator tecnológico marca indiscutivelmente a diferença na gestão e valorização de um imóvel, permitindo alcançar ganhos máximos de eficiência. Edifícios mais sustentáveis que contribuam para a diminuição da sua pegada ecológica deverão deixar de ser uma exceção ou o case-study em destaque numa brochura, mas passar a ser a regra que nos levará ao cumprimento das metas estabelecidas para 2030.

O aumento do grau de exigência das empresas fez com que as equipas de Property Management elevassem a fasquia e o scope de serviços prestados, que vai muito além da tradicional manutenção de áreas comuns e da coordenação de serviços. O uso de ferramentas e equipamentos tecnológicos para monitorização dos consumos energéticos do edifício, da adoção de soluções para carregamentos de viaturas, bicicletas ou trotinetes, assim como a produção de energia elétrica, atua como um fator incontestavelmente diferenciador num mercado altamente competitivo.

Também a tendência de adoção de Modelos de Trabalho Híbridos, herança da Covid-19, justifica a premência da automatização da área de Property Management. A ocupação de espaços de escritórios tornou-se mais variável e através da integração de sistemas tecnológicos, é possível proceder a configurações com vista a reduzir o consumo de energia através da identificação de áreas do escritório que não estão a ser utilizadas em determinados momentos, dos sistemas de AVAC e de iluminação, evitando assim gastos desnecessários.

Tecnologia que aplica também ao mercado residencial, assumindo-se como fundamental para que os edifícios residenciais consigam acompanhar as exigências e preocupações ambientais crescentes dos compradores, contribuindo para um parque residencial mais sustentável, alcançado pela potencialização de uma gestão mais eficaz e moderna.

O departamento de Property Management da Savills Portugal conta com uma experiência de mais de 15 anos, com operações sob gestão em todo o território nacional, nas diferentes áreas do imobiliário: Residencial, Escritórios, Retalho e Indústria. Apostamos numa gestão de proximidade, com enfoque primordial na valorização do património imobiliário, na segurança, no conforto dos condóminos e inquilinos e na otimização da utilização dos equipamentos.

Na Savills recorremos à tecnologia como veículo de inovação e otimização de processos correntes de gestão imobiliária e agilização de interação entre os utilizadores dos imóveis e os seus gestores. Exemplo disso é o Programa GECOND, uma ferramenta de gestão imobiliária desenvolvida em parceria com uma “software-house” que permite ao gestor responder a todas as necessidades e executar diversas funções.

Estabelecemos igualmente um compromisso com estratégias de sustentabilidade que se estendem a uma preocupação e zelo com a saúde e o bem-estar das pessoas como elementos integrantes de ambientes internos e externos. Atualmente, a Savills conta com uma notória equipa de sustentabilidade de alcance internacional, com mais de 60 consultores, incluindo Portugal, com conhecimentos específicos e certificações em áreas como Sustentabilidade, Ambiente, Gestão de Recursos, Saúde e Bem-Estar.

Recommended articles