Notícias da Savills

Savills, um percurso na Sustentabilidade

Atuamos suportados no profundo conhecimento que temos do mercado, com uma visão objetiva sobre as tendências atuais e futuras que conduzem os nossos clientes à melhor tomada de decisão.

2015 foi o ano que marcou a minha entrada na Savills, dando continuidade à minha profissão de arquiteto, iniciada em 1998. Ainda hoje, lembro-me perfeitamente da primeira conversa tida com a Patrícia Liz, CEO da Empresa, e com a Joana Rodrigues, Diretora do Departamento de Arquitetura, a paixão, a motivação e a forma como o desafio foi apresentado, que me deixou logo arrebatado. Percebi imediatamente que este era um passo desafiante e motivador, numa altura em que o mercado da arquitetura atravessava uma fase muito crítica.

A Savills está em Portugal desde janeiro de 2018 através da aquisição da Aguirre Newman, prestando assessoria a clientes de renome nacional e internacional. Está identificada como um dos principais líderes mundiais em consultoria imobiliária, com uma rede internacional que conta com mais de 39.000 profissionais, num total de 600 escritórios, localizados na Europa, Ásia Pacifico, África, América e Médio Oriente.

Oferecemos um leque de serviços imobiliários integrados e globais num ângulo 360º. Os nossos departamentos trabalham em coordenação de forma a garantir aos clientes os melhores serviços. Atuamos suportados no profundo conhecimento que temos do mercado, com uma visão objetiva sobre as tendências atuais e futuras que conduzem os nossos clientes à melhor tomada de decisão.

Ao longo da nossa história e experiência acumulada temos visto comprovada a nossa força através do reconhecimento dos nossos clientes e de várias entidades de renome como o prémio de Melhor Consultora Imobiliária em Portugal pelo Jornal Construir. Os Building Excellence Awards, The Props e UK Business Superbrands em Londres – Savills Plc., pela Estate Gazette Awards, LABC; Prémio de Melhor Consultora Imobiliária em Espanha pela revista inglesa EuroMoney. Em 2019 foi distinguida em Portugal com o prémio do Índice de Excelência no Trabalho pela Neves de Almeida | HR Consulting. No âmbito da sustentabilidade, a Savills viu reconhecida a força e o talento da sua equipa ao ser a primeira empresa em Portugal a ter dois arquitetos acreditados com BREEAM AP e WELL AP, reforçando a esta área de consultoria.

Já neste ano de 2021, a Savills torna-se membro do BCSD Portugal – Empresas para a Sustentabilidade, subscrevendo a sua Carta de Princípios, um documento que estabelece os princípios e orientações para uma boa gestão empresarial, valorizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Associou-se juntamente com 119 empresas ao Pacto de Mobilidade Empresarial para a cidade de Lisboa, tendo por base as diversas iniciativas que aplica nos seus métodos de trabalho, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável na capital portuguesa.

Eu tenho a felicidade de, nos últimos anos, fazer parte desta responsabilidade social assumida pela Savills e, fortemente incentivado pela nossa direção, aceitei o desafio de fazer parte desta aventura que é a Sustentabilidade, ao tornar-me Consultor nessa mesma área, através da acreditação como BREEAM AP. Desta forma, forneço aos promotores e equipas de projeto, consultoria especializada em sustentabilidade do ambiente construído, projeto e avaliação ambiental. E este é o grande desafio que a equipa Savills tem pela frente nos próximos anos, através das ações, projetos, parceiros, fornecedores e, por fim, dos clientes, construir um mundo melhor para o presente e para o futuro.

Na União Europeia, os edifícios são responsáveis por 40% das emissões de dióxido de carbono (CO2) e 35% do consumo de matérias-primas e 50% dos resíduos sólidos provêm do setor da construção. Apenas através de projetos que procurem mitigar estas questões conseguiremos atingir as metas traçadas para os anos vindouros. Este foi o caso do nosso projeto para o edifício o MB4 OFFICE, que estamos a reabilitar no centro de Lisboa. Em fase de avaliação BREEAM IN USE, este projeto contribuiu para que o departamento de Arquitetura da Savills continuasse a desenvolver as práticas mais sustentáveis e inovadoras, implementando soluções de sustentabilidade e monotorização com a base em critérios BREEAM e WELL. Estes critérios procuram respostas inovadoras e flexíveis, olhando para o edifício como veículo de mudança, oferecendo qualidade e bem-estar aos seus ocupantes, de olhos postos num caminho de sustentabilidade. No fundo, que equilibre ambiente, pessoas e economia.

Garantir a Sustentabilidade e a eficiência energética dos edifícios tornaram- se os principais objetivos nos projetos SAVILLS e que conduziram este edifício à subida de categoria energética de B- para categoria A, num claro compromisso com a descarbonização do planeta.

O uso de energias renováveis, garantindo a produção de 39% da energia necessária para o funcionamento do edifício, a instalação de equipamentos hídricos eficientes, a utilização de materiais sustentáveis, o controlo térmico do edifício, controlado por uma central de gestão centralizada com uma monitorização da qualidade ambiental dos espaços ao minuto, são fatores que permitem dotar este edifício de um selo verde que muito me orgulha a mim e à equipa SAVILLS.

 

Fonte: Artigo de Opinião de Nuno Fideles publicado na Revista Exklusiva de 31 de Maio.

Recommended articles