Notícias da Savills

Investidores pretendem alocar mais de 63.800 milhões de euros ao setor living europeu nos próximos três anos

De acordo com um inquérito realizado pela Savills Investment Management e pela consultora imobiliária internacional Savills*, que envolveu investidores imobiliários com um total de ativos sob gestão (AuM) superior a 700 mil milhões de euros, deverão ser alocados 63,8 mil milhões de euros ao segmento Living europeu nos próximos três anos.

Quase metade (48%) dos inquiridos prevê que a proporção dos seus AuM alocados a este segmento do mercado imobiliário europeu aumente significativamente até 2026. Este valor representa um incremento em relação aos 41% dos inquiridos no ano passado. 54% esperam ter mais de 50% dos AuM investidos neste setor até 2026, enquanto 41% esperam ter mais de 75% dos seus AuM.

As maiores prioridades para os investidores são:

  • Habitação  multifamiliar – 84% (73% no ano passado)
  • PBSA – 63% (65%)
  • Residências unifamiliares – 49% (43%)
  • Coliving – 39% (51%)
  • Investimento privado em habitação a preços acessíveis – 39% (38%)

Andrew Allen, Global Head of Research, Product Strategy and Development, Savills Investment Management, afirma: “É compreensível que os investidores estejam concentrados nos setores da habitação e reconheçam os consideráveis desequilíbrios entre a oferta e a procura e as consequências para o crescimento, bem como os fortes impulsionadores subjacentes dos respetivos segmentos. Os investidores poderão também focar-se nos segmentos de Living mais maduros, nomeadamente residências multifamiliares e PBSA.”

Marcus Roberts, Head of Europe - Savills Operational Capital Markets, afirma: “Os setores de Living tornaram-se o maior mercado de investimento imobiliário na Europa em 2023 e esperamos que continue a aumentar a sua quota de investimento total nos próximos anos.

Dado o volume de capital inerente ao setor e a quantidade limitada de stock de alta qualidade disponível, os investidores continuarão a competir pelos ativos de maior qualidade nas melhores localizações. Prevemos também que os investidores tirem partido dos reajustamentos de preços de certos ativos.”

Richard Valentine-Selsey, Head of European Living Research & Consultancy, Savills, afirma: “Embora seja ótimo assistir ao interesse dos investidores pelos setores do Living europeus, cabe agora às entidades governamentais das diversas geografias garantir que as consequências indesejadas das alterações regulamentares não façam derrapar as suas aspirações. O acesso ao stock e a dimensão continuam a ser desafios para o setor mas, à medida que os mercados europeus continuam a amadurecer, esperamos ver os players a investir cada vez mais além-fronteiras.”

Luís Clara, Capital Markets Associate, Savills Portugal, sublinha: “Portugal tem registado uma forte dinâmica em praticamente todos os segmentos Living, sobretudo no student housing, a par da atividade de muitos operadores de Senior Living e Flex Living. Nos últimos 5 anos, o investimento em PBSA por exemplo, somou um volume total de cerca de 721 milhões de euros, refletindo um claro interesse por parte dos investidores neste mercado e que tem sido decisivo para alavancar este segmento alternativo do imobiliário.”

Recommended articles