Notícias da Savills

Savills e Cushman & Wakefield comercializam projeto Panattoni Park LISBON-CITY em Loures

Este que será um dos maiores projetos logísticos da Grande Lisboa, estará concluído no final de 2025

É em Santa Iria da Azóia que irá nascer o Panattoni Park Lisbon-City, um dos projetos logísticos com maior expressão da Grande Lisboa e que é comercializado, em co-exclusivo, pelas consultoras Savills e Cushman & Wakefield.

Com conclusão prevista para o final de 2025, o Panattoni Park Lisbon-City visa responder à atual necessidade logística que o país atravessa, oferecendo uma área de 85.000 m2, distribuídos por diversos espaços de armazém e de escritórios.

Localizado numa zona que integra um dos mais importantes eixos logísticos do país, este ativo encontra-se localizado às portas da cidade e contará com diversas unidades de armazéns para operações de cross-docking e logística com diversas opções de áreas disponíveis.

O parque logístico terá uma área de escritórios total de 5.000 m2 e 122 cais de carga e descarga, distribuídos pelos quatro edifícios, enquanto os armazéns terão um pé direito mínimo de 10,5 metros, nível de risco de incêndio 2, sprinklers e uma sobrecarga de laje de 6T/m2. Este complexo logístico terá também uma área total de estacionamento destinada a mais de 300 veículos e furgões, carregadores para veículos elétricos e parque para bicicletas em cada um dos quatro armazéns.

Com uma área total de 85.000 m2 (ABL), o parque terá capacidade para acolher quatro imóveis: três armazéns para vários inquilinos e uma instalação de cross-docking para um único inquilino. Além disso, os três armazéns serão suficientemente flexíveis para acomodar vários inquilinos em unidades mais pequenas a partir de 5.400 m2 (com 10 cais de carga e descarga cada).

Em linha com a estratégia de sustentabilidade da Panattoni "Go Earthwise with Panattoni", o projeto terá o certificado de construção sustentável BREEAM "Excellent", que garante o cumprimento dos mais elevados padrões de sustentabilidade.

Situado a apenas 5 minutos da A1 e a 11 minutos do aeroporto de Lisboa, este ativo assume-se como uma solução diferenciadora para as empresas que necessitam de um espaço logístico grade A em Lisboa.

"Estamos muito satisfeitos em anunciar a nossa expansão no mercado português. Portugal oferece excelentes condições de investimento no nosso setor e crescer lado a lado com as empresas locais e internacionais que operam em Portugal. O Panattoni Park Lisbon City é a demonstração de um claro compromisso em continuar a crescer nos diferentes mercados da Península Ibérica, com um forte foco em Portugal nos últimos anos," afirma Gustavo Cardozo, Diretor-Geral da Panattoni para Espanha e Portugal.

Pedro Figueiras, Head of Industrial & Logistics da Savills, sublinha: “O Panattoni Park Loures será, sem dúvida, uma referência no mercado logístico nacional. Com mais de 85.000 m2, este projeto tem uma localização ímpar e dispõe de uma excelente acessibilidade e proximidade às principais redes viárias e visa responder às atuais necessidades de oferta que se verificam na Grande Lisboa. Dotado de infraestruturas de última geração, este projeto responde ainda aos mais elevados padrões de sustentabilidade do mercado, através da certificação BREEAM "Excellent". A Savills está já a trabalhar no processo de comercialização deste ativo, que tem conclusão prevista para o final de 2025, de forma a que seja possível aos novos inquilinos garantirem área naquele que é o projeto mais próximo da cidade”.

Sérgio Nunes, Head of Industrial, Logistics & Land da Cushman & Wakefield, aponta: “Estamos muito entusiasmados em poder anunciar a nossa participação na comercialização de um dos parques logísticos mais importantes na Grande Lisboa. A Panattoni é o promotor nº1 neste setor na Europa, o que nos confere uma tranquilidade especial devido à sua vasta experiência, garantindo que este projeto será de excelência. Este parque logístico irá satisfazer a necessidade de novos espaços de alta qualidade na cidade. Poderemos disponibilizar um parque capaz de realizar a última milha de distribuição e ao mesmo tempo uma grande estrutura (big box) que irá reduzir consideravelmente os custos de entrega de mercadorias para as empresas.”

Especificações Técnicas Detalhadas:

  • Armazém nº1: 29.142 m2 ABL (até 3 inquilinos)
  • Armazém nº2: 18.119 m2 ABL (até 2 inquilinos)
  • Armazém nº3: 27.390 m2 ABL (até 4 inquilinos)
  • Cross-dock: 8.859 m2 ABL (single tenant)

O desenvolvimento será dividido em duas fases envolvendo nova construção e reabilitação de instalações existentes; a primeira fase estará pronta até o terceiro trimestre de 2025 e a segunda fase será construída imediatamente em seguida.

Recommended articles