Notícias da Savills

Savills/Predibisa líder de mercado na colocação de escritórios no Porto desde 2020

O dinamismo da região é impulsionador da performance positiva da consultora, que se reflete na área de escritórios colocada entre 2020 e 2023

A Savills/Predibisa continua líder na colocação de escritórios no Grande Porto, lugar cimeiro que ocupa desde 2020. Esta posição é novamente agora reforçada pelos indicadores de crescimento do presente ano, apurados com a contratualização de 17.237 m² de espaços nas cinco principais zonas da cidade (Baixa, Boavista, Oriental, Outros Porto e ZEP). 

Estes indicadores de consolidação para 2023, surgem como resultado da absorção global de 36.811 m² de espaços e das 40 operações realizadas no primeiro semestre, que representam também a retoma empresarial e da confiança dos investidores e empresas na região Norte de Portugal.

As previsões contínuas de crescimento da Savills/Predibisa até ao final do ano acrescentam ainda mais valor ao “take-up” verificado na procura de escritórios na cidade do Porto, com 58.493m² de área total colocada e 76 transações no ano anterior.

Já no biénio 20/21 a consultora reforçou a sua performance, enquanto líder no setor, durante aquele que foi um cenário de incerteza transversal a todos os principais segmentos de atividade, fechando o ano de 2020 com 53.856m² de área total contratadae uma redução de apenas 17% (11.125 m²) face a 2019 (64.981 m²).

“O “Greater” Porto está cada vez mais forte na captação de empresas, onde as

iniciativas da suas Câmaras, dos promotores e das consultoras têm impulsionado a procura por escritórios modernos e bem localizados, posicionando-se como local de destino e primeira escolha das empresas. A promoção deste tipo de sinergias tem atraído empresas de várias áreas, fortalecendo assim o mercado de escritórios e impulsionando a economia local”, conclui Paulo Silva, Head of Country da Savills. 

Segundo Graça Ribeiro da Cunha da Savills/Predibisa, responsável pelo mercado de Offices & Retail da região Norte: “A zona do Grande Porto continua a reunir todas as infraestruturas e inúmeras soluções, com grandes áreas de escritórios, adequadas até ao contexto atual de transformação digital das empresas, o que nos permite acompanhar e dar resposta a esta evolução no mercado imobiliário.

Em suma, a elevada atratividade do Porto, junto dos mercados externos, continuará a potenciar a dinâmica atual sustentada por diversos projetos localizados no Business District da Boavista e da Baixa, entre outras zonas estratégicas para a instalação e expansão de empresas na região, ligadas às “TMT’s & Utilities”; aos “Serviços a Empresas”; à “Construção e Imobiliário”; aos “Consultores e Advogados”; às “Farmacêuticas e Saúde”; aos “Serviços Financeiros”; aos “Produtos de Consumo”; entre “Outros Serviços”.

Recommended articles