Savills

Publicação

4,6 milhões de metros quadrados de espaços novos de escritórios com entrega prevista para este ano

De acordo com a última análise da Savills espera-se que, este ano, 4,6 milhões de m² de espaço de escritórios sejam entregues nos 21 mercados europeus que a consultora internacional acompanha, com uma estimativa de 4,4 milhões de m² para 2024. Estes valores representam um aumento médio de 27% em relação à média histórica.

Barcelona (8,1%), Bucareste (5,7%) e Berlim (5,4%) são as cidades com as maiores percentagens de desenvolvimento especulativo em termos de stock disponível. No entanto, a taxa de disponibilidade em Berlim permanece baixa, em 3,3%, pelo que a cidade está mais protegida no que se refere a novos projetos. Barcelona e Bucareste apresentam taxas de disponibilidade em torno dos 10%, indicando que estão provavelmente mais expostas à entrega de novos projetos de escritórios, embora assim se proporcionem aos tenants espaços compatíveis com os objectivos ESG durante os próximos dois anos.

Mike Barnes, Associate Director European Research da Savills, afirma: "Nas cidades europeias que monitorizamos, o desenvolvimento especulativo em construção em 2023/24 representa cerca de 2,6% do stock total de escritórios que esperamos ver absorvido até 2024.

"Em 2022, o take up de escritórios europeus atingiu um valor de 2% superior ao da média pré-pandémica; embora estejamos a prever um enfraquecimento da procura em 2023, a concorrência pelo stock prime permanecerá elevada, e qualquer aumento de taxas de disponibilidade será contabilizado através de regresso ao mercado por via secundária".

A Savills previu que o desenvolvimento de espaços de escritórios totalizasse 5,4 milhões de m² em 2022. No entanto, os últimos dados da consultora internacional mostram que apenas 4,5 milhões de m2 foram adjudicados no ano passado.

Simon Collett, Head of Building & Project Consultancy, UK and EMEA, acrescenta: "17% do desenvolvimento de espaços de escritórios europeus com conclusão prevista para 2022 foram adiados para 2023/24 sendo que, dos países analisados, a República Checa, Holanda e Bélgica são os que apresentam as taxas mais elevadas de falta de mão de obra no setor da construção.

"Dados os contínuos atrasos no fornecimento de matérias-primas e de mão-de-obra, juntamente com a incerteza sobre os custos da dívida, é muito provável que as datas de conclusão sejam novamente adiadas. Devido à elevada taxa de disponibilidade nos principais mercados de escritórios da Europa Ocidental, esperamos que os promotores locais procurem remodelar de forma abrangente o stock mais antigo, bem localizado, a fim de captar o aumento dos níveis de arrendamento".

Alexandra Portugal Gomes, Head of Research & Communications da Savills Portugal aponta: “Entre 2023 e 2025 está prevista a conclusão de aproximadamente 265.000 m² de novos espaços de escritórios, dos quais 59% já estão pré-arrendados ou destinados a ocupação própria, valores que transmitem claramente não só a forte dinâmica do mercado de escritórios de Lisboa mas também a necessidade de uma aposta maior em reabilitar um maior números de edifícios no centro da cidade, tendo agora também em extrema atenção critérios de ESG & Sustentabilidade”.