Savills

Publicação

Spotlight: European Student Housing 2022

Volume de investimento no mercado europeu de PBSA atinge recorde de 11,7 mil milhões de euros, um aumento de 130% em relação ao ano anterior

 

De acordo com a Savills, o volume total de investimento no segmento de Purpose Built Student Accommodation (PBSA) na Europa atingiu 11,7 mil milhões de euros nos primeiros três trimestres de 2022, representando um aumento de 130% em relação ao período homólogo de 2021 e um valor recorde.

O interesse dos investidores no setor está a ser impulsionado por um número crescente de estudantes que frequentam a universidade, bem como por um forte crescimento dos estudantes internacionais que dependem do PBSA. A Savills espera que esta trajetória de crescimento continue nos próximos anos, uma vez que se prevê que o número de jovens na Europa (15-19 anos de idade) aumente 5,8% até 2027. Adicionalmente, muitos mercados europeus registam uma significativa falta de oferta de PBSA, o que está a impulsionar um incremento do arrendamento. A taxa média de oferta - o número total de camas dividido pelo número total de estudantes - nas cidades europeias é, atualmente, de apenas 12,5%, abaixo dos 13% verificados no ano passado.

Nas diversas cidades europeias monitorizadas pela Savills, espera-se a entrega de aproximadamente 14.500 novas camas PBSA em 2022, um número que não é suficiente para compensar a subida do número de estudantes. Em média, em toda a Europa, o mercado público de habitação para estudantes representa 63% do total de camas PBSA, o que significa que a grande maioria do stock existente está desatualizado e assume uma menor qualidade em comparação com o stock privado mais recente.

Este desequilíbrio entre oferta e procura está a atrair cada vez mais investidores para o segmento. De acordo com um recente survey realizado pela Savills a investidores imobiliários com ativos sob gestão localizados na região EME, superiores a 500 mil milhões de euros, o PBSA europeu é um dos cinco principais setores onde os investidores procuram intervir nos próximos 12 meses.

Lydia Brissy, Director European Research, Savills, afirma: "A percentagem de negócios de financiamento antecipado como percentagem do total do investimento PBSA europeu tem vindo a aumentar constantemente nos últimos cinco anos, representando 30% do volume total em 2022. Os acordos de financiamento antecipado são típicos em países com mercados PBSA em desenvolvimento e com um stock disponível limitado".

De acordo com a Savills, a yield associada ao PBSA prime em toda a Europa situa-se atualmente nos 4,15%. Este valor varia entre 3,5% em Copenhaga e 6,00% em Sevilha. Os rendimentos têm permanecido estáveis ao longo dos últimos 12 meses.

Marcus Roberts, Head of Europe - Savills Operational Capital Markets, sublinha: "O setor de PBSA tem continuado a mostrar que é contra cíclico e proporciona uma boa oportunidade para os investidores equilibrarem as suas carteiras em tempos de recessão económica. É uma forte classe de ativos e o sentimento positivo neste segmento demonstra a confiança que os investidores têm na sua resiliência e capacidade de proporcionar rendimentos seguros".

Horacio Blum, Associate Director Investment – Savills Portugal, sublinha: “Atualmente, Portugal tem uma oferta estrutural insuficiente de camas para alojamento de estudantes, um sentimento que foi publicamente salientado neste novo ano letivo. Com uma taxa média de oferta ainda abaixo da média europeia e um potencial de procura em expansão para novos segmentos residenciais e cidades anteriormente inexploradas, existe um espaço significativo para crescimento e termos de investimento.”