Savills

Publicação

Spotlight: UK & European Care Homes 2022

Em Portugal, o mercado de residências séniores é alvo do interesse de players internacionais que alargam as suas estratégias de expansão em território português

 

De acordo com a mais recente investigação do Reino Unido e com o relatório European Care Home, produzido pela Savills, o investimento em todo o mercado europeu de Care Home tem vindo a aumentar, de forma consistente, ao longo da última década. Em 2021, foi atingido um valor recorde de 5,7 mil milhões de euros, em comparação com a média de 2,4 mil milhões de euros por ano durante a última década. A consultora imobiliária internacional conclui que o capital transfronteiriço tem dominado o setor, uma vez que os investidores procuram diversificar as suas carteiras e beneficiar de um forte potencial de yields - com yields médias de 4,43% no segundo trimestre deste ano.

Espera-se que o investimento nos sete principais mercados europeus de Care Home (Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Itália, Holanda e Bélgica) continue a aumentar, uma vez que os principais operadores como a Korian e a Orpea adotam um enfoque pan-Europeu. O relatório da Savills demonstra que a Alemanha é o mercado que regista maior liquidez na Europa, com mais de 5 mil milhões de euros transacionados desde 2020. O Reino Unido está em segundo lugar, representando 2,2 mil milhões de euros, com França e Itália em terceiro lugar, com 750 milhões de euros, respetivamente.

Caryn Donahue, Head of Senior Housing Transactions, Savills Operational Capital Markets sublinha que "as instituições de prestação de cuidados provaram ser uma classe de ativos contra cíclica, com um forte desempenho em períodos de crise económica. Sustentado por fundamentos de oferta e procura convincentes e por uma população envelhecida, o setor europeu de Care Home tem, no entanto, muitas nuances e um claro entendimento da regulamentação, gastos e abordagem cultural de cada mercado, o que se torna fundamental para os investidores que procuram aceder e alcançar sucesso neste segmento".

A natureza altamente fragmentada de uma série de mercados europeus, tais como França, Alemanha, Reino Unido, Espanha e Países Baixos, combinada com o envelhecimento global da população em todo o continente, continuará a apresentar inúmeras oportunidades para os investidores.

Marcus Roberts, Head of Europe, Savills Operational Capital Markets, refere que “nos países do Sul da Europa como Espanha e Itália, temos assistido a cenários mais tradicionais onde os membros da família apresentam maior disponibilidade para cuidar de familiares idosos ao invés de os colocar em instituições. Como resultado, estes mercados de lares de idosos são mais pequenos em relação à dimensão das suas populações. Contudo, esta diferença cultural parece agora estar a mudar, com famílias mais pequenas e menos pessoas por agregado familiar. Esperamos que isto crie oportunidades de investimento, à medida que estes mercados aumentam a sua dimensão.”

A Savills confirma que serão Espanha e os Países Baixos que verão o crescimento mais substancial das suas populações com mais de 65 anos durante os próximos 10 anos, com um aumento esperado de 25%, respetivamente. A Alemanha tem, atualmente, a maior taxa de dependência da terceira idade (número de pessoas com >65 anos em relação ao número de pessoas em idade ativa, 14-64), com 35%, sendo esperado um aumento para 45% até 2032.

No que diz respeito ao desenvolvimento e disponibilidade de novo stock no segmento de Care Home, a Savills observa que este tem registado sucesso em toda a Europa, resultando desta forma em oportunidades para promotores e investidores. Os Países Baixos e a Bélgica possuem o maior stock proporcional ao número de pessoas com mais de 65 anos, com o rácio a permanecer bastante estático entre 2010 e 2020, de acordo com dados da OCDE. Em contraste, enquanto 8.000 camas ficaram disponíveis no Reino Unido todos os anos durante a última década, o número que cessou as operações todos os anos é também aproximado, resultando num total de camas que permaneceu, efetivamente, estático.

Marcus Roberts afirma também que: "o envelhecimento da população em toda a Europa, combinado com a escassez de camas, está sem dúvida a criar oportunidades de desenvolvimento e investimento. Contudo, para investir com sucesso nestes mercados, é vital compreender as diferentes complexidades nacionais e regionais em torno da regulamentação, financiamento e cultura".

Em Portugal, e de acordo com um estudo lançado em 2020 pela Savills sobre Residências Séniores, o grupo demográfico sénior constitui um dos mercados em maior crescimento e maior potencial de diversificação de produtos direcionados às suas necessidades. O mercado de residências Séniores já é alvo em Portugal do interesse de players internacionais que alargam as suas estratégias de expansão em território português reconhecendo o seu potencial de desenvolvimento.

Alexandra Portugal gomes, Head of Research & Communications da Savills Portugal afirma “Em Portugal, como à semelhança de outras culturas europeias, a família tem desempenhado um papel central no cuidado dos seniores, com uma larga percentagem dos cuidados a serem prestados pelo núcleo familiar. Mas esta realidade, está a mudar rapidamente por força das alterações nos agregados familiares e é necessário que exista oferta capaz de absorver a elevada procura que este segmento regista”.