Savills

Publicação

Mercado europeu de escritórios regista take-up 11% superior à média dos últimos 5 anos

Serviços profissionais e empresariais impulsionam o mercado europeu de escritórios

 

De acordo com a mais recente análise da Savills, o volume de absorção registado no mercado europeu de escritórios no primeiro semestre de 2022 atingiu 4.3m m², um valor que se encontra 11% acima da média de cinco anos face ao período homólogo. Os serviços profissionais e empresariais permanecem o setor mais ativo, com uma quota de 21% do total de absorção, em linha com o primeiro semestre de 2021. Seguem-se as áreas de tecnologia, informação e comunicação (20%) e a banca, seguros e finanças (20%), tendo ambos registado um aumento de 6% numa base anual.

A tecnologia de fabricação avançada, o setor farmacêutico e a indústria registaram uma queda na sua quota de absorção, que passou de 13% para 6%, um regresso aos níveis registados em 2020, após estas áreas de atividade terem experienciado uma subida notável em 2021.

Ao analisar a relação oferta/procura, a maioria dos mercados de escritórios europeus, liderados pela França e Alemanha, permanecem com taxas de disponibilidade insuficientes entre 2% e 5% para as zonas de Paris-CBD, Berlim, Colónia, Hamburgo, Bruxelas, Munique e Estocolmo.

Matthew Fitzgerald, Director, EMEA Cross Border Tenant Advisory Savills, refere que "tendo em conta o cenário económico atual poder-se-ia, facilmente, pintar um quadro negativo relativamente ao mercado europeu de escritórios. Contudo, existe ainda uma forte procura de espaço de alta qualidade em boas localizações, que correspondam à cultura da organização e aos objetivos de sustentabilidade".

Apesar do volume do investimento imobiliário europeu ter diminuído no segundo trimestre de 2022, o mercado de escritórios foi responsável pela transação de 43 mil milhões de euros durante o primeiro semestre do ano, valor em linha com a média de cinco anos do período homólogo. A classe de ativos continua a assumir a maior quota do investimento total, registando 31% em 2022 até à data.

Georgia Ferris, European Research Analyst Savills, afirma que "o número de transações dos escritórios europeus abrandou em julho, mês onde se registou o número mais baixo de negociações dos últimos anos, de acordo com os dados da RCA. Este fator é sustentado pelo facto de os investidores serem agora mais seletivos, colocando um maior enfoque na qualidade do produto, com os edifícios de escritórios de classe A a serem maior preferência.”

Image treatment
Image treatment

Em Portugal, o ano de 2022 deverá marcar um novo recorde histórico, acima dos 230.000 m2. Alexandra Portugal Gomes, Head of Research da Savills Portugal afirma” Durante o primeiro semestre de 2022, o mercado de Escritórios de Lisboa registou um volume de absorção acumulado de 168.339 m2, que corresponde a um aumento de 53% em relação ao mesmo período de 2019, período pré-pandemia, ainda que este resultado tenha sido impulsionado por operações de pré-arrendamento. Lisboa tem sido um dos destinos de eleição de empresas de tecnologia, reunindo todas as condições para o seu estabelecimento e expansão das suas operações”.