Savills

Publicação

Mercado de Escritórios de Lisboa e Porto - Análise de resultados de julho 2022

Resultados alcançados entre janeiro e julho superam as expetativas. Mercado prepara-se para atingir novo recorde.

 

O mercado de escritórios de Lisboa registou um volume de absorção acumulado entre janeiro e julho de 2022, de 186.862 m² contabilizando um total de 129 operações. O volume alcançado nos primeiros sete meses do ano já ultrapassou inclusive o valor anual registado em 2021 em 16%, sendo expetável que 2022 marque um novo recorde histórico.

Contudo, é importante salientar o papel de peso que os pré-arrendamentos têm neste resultado, com alguns edifícios a serem ocupados após 2022. Não obstante, os 55% do volume de área respeitante a operações de pré-arrendamento levadas a cabo por instituições de grande dimensão como EDP, Novo Banco e Fidelidade, provam um elevado dinamismo que se revela de especial importância num contexto pós-pandemia.

“Os resultados verificados a cinco meses do final do ano 2022 abrem portas para um novo ano recorde no mercado de escritórios de Lisboa. Há 14 anos atrás, o mercado registou o maior volume de absorção de sempre com 233.000 m². Em 2022, e após dois anos de debate intenso sobre o lugar que iriam ocupar os escritórios num mundo que nos tinha colocado em teletrabalho, podemos afirmar que os espaços de escritórios são absolutamente fundamentais para a saúde, sucesso e competitividade das empresas e a aposta a que estamos a assistir reflete essa realidade.” aponta Frederico Leitão de Sousa, Head of Corporate Solutions da Savills Portugal.

Analisando o volume de absorção por zona de mercado entre janeiro e julho de 2022, confirma-se que o Parque das Nações e as Novas Zonas de Escritórios continuam a liderar, perfazendo 29% e 22% do total do volume de absorção, respetivamente.

A mudança de instalações foi responsável por 68% do volume de absorção, seguida da expansão de área (21%) e do estabelecimento de novas empresas na cidade de Lisboa (10%). Quanto à absorção por setor de atividade, os Serviços Financeiros e os Serviços a Empresas foram responsáveis por 64% (47% e 17%, respetivamente) do total do mercado.

Mercado de Escritórios do Porto prossegue a recuperação.

Até ao final de julho de 2022, o mercado de escritórios do Porto registou um volume de absorção total de 31.214 m², resultante da conclusão de 40 negócios.

O desempenho deste período segue em linha com a tendência de crescimento, uma vez que se encontra 45% acima do registado nos primeiros sete meses de 2019 e 29% acima da média do mesmo período dos últimos 4 anos.

As zonas CBD Baixa e Out of Town foram as mais ativas em termos de volume de absorção, correspondendo a cerca de 39% e 36%, respetivamente, do total do mercado.

“O mês de julho cimentou a tendência de crescimento do mercado de escritórios do Porto, salientando-se a implementação de novas empresas na região. Neste aspeto, desde o início do ano, as novas empresas foram responsáveis por um volume de absorção que totaliza cerca de 12.000 m², 38% do take-up dos últimos sete meses.”, afirma Alexandra Portugal Gomes, Head of Research & Communications da Savills Portugal.