Savills

Publicação

Mercado de escritórios de Lisboa verifica aumento de 37% do volume de absorção em setembro

Análise da Savills avança que, nos primeiros noves meses do ano, o segmento da capital já superou os 80.600 m2, e espera-se que, até ao fim do ano, possa alcançar os 120.000 m².

 

O mês de setembro de 2021, apesar de ainda não ter atingido os níveis pré-pandémicos, apresentou um desenvolvimento positivo, quando comparado com setembro de 2020, contabilizando um volume de absorção de 6,341 m².

A ocupação do mercado de escritórios em 2021 já superou os 80.600 m² e espera-se que, até ao fim do ano, possa alcançar os 120.000 m². Ainda que o total acumulado relativamente ao período homólogo do ano anterior tenha apresentado um decréscimo de 21%, espera-se que o último trimestre tenha muita atividade e que os tomadores de decisões devem agir em conformidade com as operações que se encontravam em stand-by.

A zona 5 (Parque das Nações), com 23.233 m² de volume de absorção, continua a zona de mercado com maior atratividade, seguida pela zona 7 (Outras zonas) com 15.634 m² e a zona 2 (CBD) com 12.775 m². No entanto, o maior destaque vai para a Zona Histórica e Beira Rio, que apresentou uma variação de 534% face a 2020, devido à transação da Evolution Gaming que ocupou o edifício Atelier na totalidade, com cerca de 1.522 m².

Entre janeiro e setembro de 2021, foram fechadas 93 operações, com a zona CBD apresentar o maior dinamismo, contabilizando 28 negócios realizados, apenas menos 1 transação fechada comparativamente ao ano 2019 e o dobro das operações quando comparada com o ano 2020. Na totalidade do mercado, com um aumento de praticamente 29% do número de negócios fechados face a 2020, o mercado de escritórios de Lisboa continua a apresentar-se resiliente e atrativo.

O setor de atividade das TMT’s e Utilities continua a ser o que apresenta uma maior percentagem no volume de absorção do mercado de escritórios de Lisboa, com cerca de 27% do total.

A pandemia trouxe muitos desafios para as empresas de todos os setores de atividade. No entanto, o setor das áreas mais tecnológicas foi presenteado com oportunidades que resultaram na expansão de muitas empresas. É também importante realçar o aumento de 92% do volume de absorção de novas empresas na região de Lisboa, sendo que 58% dessas novas empresas são do setor das TMT’s.

O volume de absorção de novas empresas na região de Lisboa também se encontra com níveis superiores a 2019 e 2020. Em 2019, entre janeiro e setembro foram contabilizadas 21 empresas que entraram no mercado de Lisboa, sendo que em 2021, houve menos 5 transações. No entanto, a área média de 2021 atingiu os 836 m² enquanto que, em 2019, a área média foi de 541 m².

«Os sinais de resiliência são cada vez mais evidentes para a cidade de Lisboa. O mercado ocupacional, gradualmente, vai voltando à normalidade e espera-se que todas as operações que se encontram em aberto sejam em breve concluídas. Lisboa sempre foi uma cidade atrativa para o estabelecimento de empresas que queiram expandir-se internacionalmente, pelas diversas valências que lhes são proporcionadas.», explica Ana Redondo, Associate Director do Departamento de Office Agency da Savills Portugal.

«Neste sentido, e confirmando esta tendência, o apetite de empresas em ingressar no mercado de Lisboa é notório e cada vez mais evidente com o levantamento das restrições inerentes à Covid-19. O levantamento das restrições também estão a originar restruturações internas das empresas, o que levam muitas vezes à mudança de edifício.», conclui.