Savills

Publicação

Spotlight: Mercado Residencial de Lisboa

O mercado imobiliário de residências prime de Lisboa continua a brilhar

Lisboa subiu ao palco mundial e estabeleceu-se como um centro cultural e empresarial dinâmico. A cidade oferece aos residentes uma elevada qualidade de vida, um clima apelativo e um custo de vida inferior ao de muitas outras cidades da Europa Ocidental.

Com um aumento de 98% nos preços das residências prime ao longo dos últimos dez anos, Lisboa superou várias cidades a nível mundial.  Este valor é muito superior ao registado em muitas outras cidades europeias e apenas é precedido por Berlim, que cresceu 127% durante o mesmo período.

Tanto Berlim como Lisboa beneficiaram do rápido crescimento do interesse de compradores nacionais e internacionais, tendo os valores subido a partir de uma base baixa.

Os imóveis residenciais prime de Lisboa afiguram-se de qualidade quando comparados com imóveis equivalentes à escala mundial. Os valores, a 8.400 euros por metro quadrado, são 80% inferiores aos de Hong Kong (a cidade mais cara do mundo ao nível de imóveis residenciais prime), 65% abaixo dos preços prime em Nova Iorque e cerca de metade dos de Londres.

Tal como  verificado em muitos dos mercados de residências prime em todo o mundo, a atividade registou uma quebra com a pandemia de Covid-19.  No primeiro semestre de 2020, registaram-se quedas de preços de 4,3%. No entanto, esperamos que a cidade registe um desempenho superior ao de outras cidades europeias a curto prazo.

Verificam-se contudo diferenças relativamente à experiência de Lisboa durante a Crise Financeira Global, quando os preços das casas caíram de forma significativa e sustentada.  Desde então, as reformas económicas estruturais, a abertura dos mercados residenciais, o programa de vistos de ouro e alguns incentivos fiscais para os europeus se mudarem para Lisboa fortaleceram amplamente o mercado.

Numa análise prospetiva, prevê-se que o mercado residencial prime de Lisboa seja um dos que apresentam um melhor desempenho no Savills World Cities Prime Residential Index, tanto até ao final de 2020 como nos próximos cinco anos.

Os programas portugueses de vistos de ouro e de residentes não habituais são suscetíveis de manter o interesse e o investimento internacionais elevados no mercado, pelo menos a curto e médio prazo, o que ajudará na recuperação do impacto da pandemia de Covid-19.

A longo prazo, Lisboa continua a desenvolver-se num palco mundial ao mesmo tempo que oferece valor tanto num contexto europeu como mundial.