Savills

Publicação

Spring Market Study 2019 - Trends 2020

 

Neste estudo analisamos os resultados dos vários segmentos do mercado imobiliário em Portugal referentes a 2019, tendo ainda como objetivo apresentar as principais tendências e perspetivas para 2020, sobretudo nas áreas de economia, escritórios, indústria, investimento, retalho, turismo, hotelaria, development e residencial.

2019 foi mais um ano bem-sucedido em todos os setores, a superar as previsões que tinham sido delineadas. Portugal voltou a ser o país eleito para diversos setores.

Perante algum grau de incerteza no panorama económico e político europeu, o mercado de investimento imobiliário voltou a ter um ano de excelentes resultados, mantendo-se muito dinâmico e resiliente.

Outra área que verificou novos records, foi o mercado turístico nacional que voltou a aumentar a sua expressão ao longo do ano 2019, com cerca de 16 milhões de turistas estrangeiros recebidos em Portugal. As tendências de consumo das novas gerações e os novos estilos de vida da população obrigam agora os operadores a estarem em processos constantes de avaliação e ajustamento de orientações estratégicas.

Para o setor dos escritórios, o ano 2019 observou um decréscimo de 6% no volume de absorção comparativamente ao ano anterior, fechando o ano com 193.892 m2 de espaços ocupados. Ainda que o mercado tenha ficado abaixo da marca dos 200.000 m2, é um excelente resultado. Para 2020 e com uma atual procura muito ativa, que se situa acima dos 150.000 m2, a entrada de novos projetos no mercado é urgente e o time-to-market é curto.

O residencial continuará a dar cartas e a atrair novos investimentos, ainda que seja expectável uma estabilização dos preços de venda praticados.

O ano de 2019 ficou marcado pela estabilidade típica de um mercado maduro, pelo que o ano de 2020 manterá a trajetória de consolidação de preços e da procura do mercado residencial. Prevê-se a forte aposta em projetos de coliving, um segmento com uma expressão muito reduzida no mercado de Lisboa, mas que ganhará dimensão.

 

Nota: Os dados apresentados nestes estudos englobam uma análise realizada de forma prévia ao contexto da pandemia global e Covid-19.