Savills

Publication

Desempenho do setor hoteleiro em Lisboa, Região Norte e Algarve | Janeiro a Agosto 2019

Considerando a cidade de Lisboa, a receita por quarto disponível (RevPar) no acumulado entre janeiro e agosto deste ano registou uma subida ligeira de 0,37% face ao período homólogo na cidade de Lisboa, atingindo os €89,10. Este aumento foi suportado pelo crescimento da receita por quarto ocupado (ADR) em 1,93% que neste momento regista o valor médio de €112,63. Este indicador teve particular contributo por parte da categoria 4 estrelas, em crescimento desde o início do ano, com um incremento de 4,33%, ainda que em detrimento da taxa de ocupação que diminuiu em 2,75 pp.

Penalizada pela descida da categoria 4 estrelas, a taxa de ocupação por quarto registou um decréscimo total de 1,23 pp face ao ano anterior situando-se este indicador nos 79,11% entre janeiro e agosto deste ano, com registo de ligeiras subidas nas restantes categorias. Analisando apenas o período do mês de agosto, observamos uma deterioração geral dos indicadores, compensados pela performance do resto do ano.

Os turistas espanhóis (10,82%), brasileiros (10,23%) e franceses (10,22%) formam o top 3 dos que mais visitaram a Área Metropolitana de Lisboa nos primeiros 8 meses do ano. Os norte-americanos saíram do top 3 mas estão muito próximos, com 398.000 turistas e uma quota de mercado de 10,17%.

A região Norte registou a melhor performance entre as 3 áreas analisadas, com as maiores taxas de variações do RevPar, ADR e visitantes.

Por outro lado, a região do Algarve registou taxas de crescimento mais moderadas entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o período homólogo de 2018, mas é importante referir a excelente performance durante o mês de agosto, com uma taxa de ocupação por quarto de 94,2% e um consequente aumento do RevPar.

Fontes: Travel BI e Observatório do Turismo de Lisboa analisados pelo departamento de Research da Savills Portugal