Savills

Publicação

Desempenho do Sector Hoteleiro em Lisboa, Região Norte e Algarve - Janeiro a Julho de 2019

 

Considerando a cidade de Lisboa, a receita por quarto disponível (RevPar) no acumulado entre janeiro e julho deste ano, foi registado uma subida ligeira de 1,19% face ao período homólogo na cidade de Lisboa, atingindo os 88,57€. Este aumento foi suportado pelo crescimento da receita por quarto ocupado (ADR) em 2,66% que neste momento regista o valor de médio de 113,19€. Este indicador teve particular contributo por parte da categoria 4 estrelas com um incremento de 4,51%, ainda que em detrimento da taxa de ocupação diminuiu em 2,71 pp.

Penalizada pela descida da categoria 4 estrelas, a taxa de ocupação por quarto registou um decréscimo total de 1,14 pp face ao ano anterior situando-se nos 78,25% entre janeiro e julho deste ano, com registo de ligeiras subidas nas restantes categorias. Analisando apenas o período do mês de julho, observamos uma deterioração geral dos indicadores, compensados pela performance dos próximos meses.

Os turistas brasileiros, norte americanos e franceses formam o top 3 dos que mais visitaram a Área Metropolitana de Lisboa nos primeiros 7 meses do ano, com especial foco para os norte-americanos com um número superior de hóspedes registados no mês de julho, representando 12,1% do total, numa subida de 14,2% face ao mesmo mês de 2018.

A região Norte registou a melhor performance, com as maiores taxas variações percentuais do RevPar, ADR e visitantes.

Por outro lado, a região do Algarve registou taxas de crescimento entre janeiro e julho deste ano, em comparação com o período homólogo de 2018, mas é importante referir a excelente performance durante o mês de julho, com uma taxa de ocupação por quarto de 99,50% e um consequente aumento do RevPar.