Savills

Publicação

Mercado de Escritórios de Lisboa - Abril 2019

Image treatment

Mês de abril confirma comportamento de quebra do mercado de escritórios

A colocação de 8.000 m2 numa única operação em abril de 2018 inflacionou o valor do período comparativo.

Rodrigo Canas 

 

O mês de abril registou uma quebra de cerca de 50% face ao mesmo período de 2018, dinâmica inversa à do mês de março que observou um aumento na mesma proporção. No total acumulado de janeiro a abril também constatamos um decréscimo, porém menos acentuado (15%). Ao todo foram colocados 10.887 m2 com especial destaque para as zonas 6 (Corredor Oeste) e 7 (Outras Zonas) que representaram 71% do total de área colocada.

Graph 1

GRÁFICO 1 | Volume de Absorção por Zona de Mercado
Source: Savills Research/LPI

Graph 1

GRÁFICO 2 | Número de Negócios
Source: Savills Research/LPI

Durante o mês de abril de 2019 foram verificadas 12 operações, metade das registadas no mesmo mês de 2018.

A zona 6 continua a ser o destino primordial da colocação de escritórios, com 6 transações que somam um total de 3.781 m2, sendo apenas ultrapassada pela zona 7 que com uma única transação absorveu 3.928 m2.

A reduzida oferta de mercado que corresponda aos critérios da procura (sobretudo no requisito da dimensão de área), ajuda a explicar a ausência de qualquer operação nas zonas 3 (Zona Emergente) e 4 (Zona Histórica); por outro lado, a zona 2 (CBD) registou um aumento de 12% explicado pela elevada procura (abrangente a todo o mercado de Lisboa), mas em particular pelos bons acessos, pela diversidade das atividades desenvolvidas e pela versatilidade dos espaços (desde áreas consideravelmente pequenas a áreas maiores).

 

Graph 1

GRÁFICO 3 | Volume de Absorção por Setor de Atividade
Source: Savills Research/LPI

Os setores de atividade Serviços Empresas e TMT's & Utilities foram os setores mais ativos, tendo ocupado 5.415 m2 e 2.356 m2 respetivamente, o que prova que continuam a ser os principais dinamizadores do mercado de escritórios de Lisboa que, embora com uma disponibilidade reduzida, continua a merecer a atenção das mais variadas empresas multinacionais.