Savills

Publicação

Mercado de Escritórios de Lisboa - Fevereiro 2019

Image treatment

Pelo segundo mês consecutivo, o Mercado de Escritórios de Lisboa regista uma descida de atividade.

Estes valores refletem as previsões lançadas no final do ano de 2018.

Rodrigo Canas

No mês de Fevereiro de 2019, o mercado de escritórios de Lisboa acentuou novamente uma descida no seu volume de absorção. O decréscimo de 39% face ao período homólogo do ano 2018 e de 45% comparativamente ao mês de Janeiro de 2019, não deixa margem para dúvidas e demonstra a dificuldade que o mercado irá sentir ao longo de 2019 para responder a uma procura que permanece em níveis elevados.

Rodrigo Canas, Agency Department Director da Savills Portugal afirma “Estes valores não são de todo surpreendentes e refletem as previsões lançadas no final do ano 2018. Encontrar soluções válidas de ocupação no timing pretendido pelas empresas será um dos maiores desafios para 2019, sem esquecer também o fato de que a escassez de oferta tem limitado muito a escolha de instalações, em termos de qualidade das mesmas.

Importa também salientar que outras das tendências marcantes para 2019 serão os processos de renegociação, em resposta à falta de oferta no mercado”.

Graph 1

GRÁFICO 1 | Volume de Absorção Acumulado (m2)
Fonte: Savills Research/LPI

Ao longo do mês de Fevereiro de 2019 foram verificadas 9 operações, menos 4 operações do que no mesmo mês de 2018, numa descida de 31%.

Em termos acumulados, o volume de absorção registado nos meses de janeiro e fevereiro de 2019, verificou uma descida de 34% comparativamente ao mesmo período do ano 2018, com o número de transações também a observar uma quebra de 32%.

Graph 1

GRÁFICO 2 | Volume de Absorção Acumulado (m2) | Fevereiro 2018 vs Fevereiro 2019
Fonte: Savills Research/LPI

Numa análise aos valores de absorção acumulados por zona de mercado, observa-se que à exceção da zona 1 (Prime CBD) e zona 2 (CBD) que registaram subidas de 17,5% e 30% no seu volume de absorção, as restantes zonas observaram decréscimos de atividade.

Apesar da falta de oferta, que atinge com maior expressão as zonas centrais (Prime CBD e CBD), os resultados alcançados nos primeiros dois meses demonstraram uma preferência por localizações centrais, providas de uma rede completa de serviços, inseridas numa envolvente completa de serviços e que possibilita para muitas empresas a ligação a outros ecossistemas empreendedores ligados à tecnologia e inovação.

O setor de atividade Serviços Empresas foi inquestionavelmente o setor mais ativo nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2019, contabilizando 48% do volume total de ABL contratado (6.980 m2), seguido do setor das TMT's & Utilities com 14% (2.007 m2).

Graph 1

GRÁFICO 3 | Distribuíção do Volume de Absorção por Setor de Atividade. Acumulado em Fevereiro de 2019
Fonte: Savills Research/LPI