Notícias da Savills

Habitação: Há um novo paradigma a emergir no mercado Português

Apesar de um ano 2020 diferente e de desafios únicos, o mercado imobiliário manteve-se resiliente e com um ajustamento de preços marginal. O mercado em que a Savills opera, irá entrar agora num novo ciclo, mas um ciclo que entendemos de alguma “normalização” e regresso a um período pré-pandemia no que diz respeito à procura, principalmente por clientes finais e investidores internacionais.

As grandes mudanças prendem-se com o facto de, mais que nunca, o local que se escolhe para viver ter muita relevância. Portugal continuará a ser um mercado com preços competitivos e que oferece um estilo de vida diferenciador. Estes dois fatores juntamente com o facto de as empresas estarem hoje a potenciar o trabalho remoto, aumentarão a procura por clientes internacionais que escolherão Portugal como um destino preferencial para viver em permanência ou passar longos períodos em Portugal.

A adicionar aos fatores qualitativos, o facto das taxas de juro se manterem baixas e estando a pandemia a evoluir para uma situação de controlo, antevê-se um novo ciclo positivo de crescimento sustentado, que se continuará a fazer sentir não só nos centros urbanos, mas também noutras cidades, com excelentes oportunidades em regiões com menor densidade populacional, mas com custo de vida mais barato e com qualidade de vida superior.

 

Fonte: Artigo de Opinião de Ricardo Garcia publicado na Revista Vida Imobiliária de 31 de Março.

Recommended articles