O projeto Empowering Lab by Savills apoiou a primeira edição presencial do evento “Cuidar é Partilhar”, realizado no edifício MB4 Office Building. Esta iniciativa faz parte do projeto “Mother Talks”, idealizado por duas mães, Sara Gouveia e Andreia Santos, que se conheceram durante a pandemia. Unidas pela partilha de desafios e estratégias para lidar com o Autismo, ambas perceberam o potencial de criar um espaço de apoio para mães, pais e cuidadores de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), com o objetivo de beneficiar mais pessoas.
O “Mother Talks” teve origem no Instagram, onde as fundadoras começaram a organizar sessões ao vivo, dirigidas a pais, cuidadores e interessados na causa do Autismo. Com o propósito de construir uma rede de suporte e partilha de experiências, estas conversas online ganharam rapidamente visibilidade e tornaram-se uma referência para famílias e cuidadores em busca de compreensão, informação e apoio. A primeira edição presencial desta iniciativa proporcionou uma oportunidade singular para que os participantes pudessem reunir-se e partilhar as suas histórias e aprendizagens pessoalmente, reforçando o lema do projeto: “Cuidar é Partilhar”.
O Empowering Lab by Savills é uma iniciativa pioneira, dedicada à saúde mental e ao bem-estar no local de trabalho. A Savills tem promovido uma cultura organizacional que prioriza o bem-estar holístico da sua equipa, e esta iniciativa reflete a evolução natural do mercado de trabalho, cada vez mais pautado pelos critérios ESG. O Empowering Lab by Savills estrutura-se em quatro pilares fundamentais — “to listen”, “to empower”, “to challenge” e “to colaborate” — e visa fomentar uma cultura de trabalho baseada na liberdade, autonomia, responsabilidade e colaboração. O projeto inclui ao longo do ano diversos eventos, como workshops e masterclasses, dedicados a temas do quotidiano, tais como gestão de stress, comunicação, gestão de tempo e conflitos, nutrição, sono e atividade física.
Pedro Santos, Head of Talent Management & Mental Health da Savills Portugal, destaca: “A Savills orgulha-se de fazer parte deste projeto tão inspirador. Sabemos o impacto que o ‘Mother Talks’ está a ter na vida de tantas famílias e cuidadores pelo que, apoiar iniciativas como esta, faz parte da nossa estratégia de responsabilidade social. Queremos ajudar a criar espaços onde a partilha e o apoio mútuo sejam uma constante, promovendo a inclusão e o bem-estar da nossa comunidade.”
Sara Gouveia, cofundadora do projeto, comenta: “Iniciativas como o Mother Talks, que visam apoiar e informar as famílias sobre o autismo e o autocuidado parental, tornam-se possíveis graças ao compromisso e à responsabilidade social das empresas que decidem fazer parte deste movimento. Quando uma empresa apoia eventos que promovem o bem-estar e a educação, está a investir diretamente na transformação da sociedade”.