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Savills Portugal promove Break’FasTalk sobre o impacto do e-commerce no mercado imobiliário europeu

A Savills Portugal organizou recentemente um pequeno-almoço institucional, no Hotel H10, em Lisboa. Este encontro desenvolvido pela consultora imobiliária foi o primeiro de um ciclo de “Talks” a serem desenvolvidos ainda durante este ano.
O encontro reuniu diversos players do setor, sendo apresentado o impacto que o e-commerce está a ter no mercado imobiliário europeu. A iniciativa contou com as intervenções de Marcus de Minckwitz, Director of European Cross-Border Investment da Savills UK e Cristina Cristóvão, Retail Agency Director da Savills Portugal.
 
“Durante esta manhã tivemos oportunidade de analisar o impacto do e-commerce nos mercados imobiliários europeus, em especial em Portugal, sendo que contámos com a experiência e conhecimento do nosso colega Marcus de Minckwitz da Savills UK”, comenta Cristina Cristóvão, Retail Agency Director da Savills Portugal.
 
O e-commerce está a ter influência no mercado imobiliário na medida em que, com o crescimento do comércio online, as empresas retalhistas procuram cada vez mais centros logísticos para armazenamento e distribuição de produtos para comercialização online, o que está a promover o aumento da procura por este tipo de infraestruturas. 
 
“Com o impacto crescente do comércio online nas vendas dos retalhistas, poderá verificar-se também em Portugal uma tendência para a redução das áreas das lojas a par de um aumento da procura de áreas de armazenamento o mais próximas possível do centro das cidades e das lojas existentes, de forma a que o período de espera dos consumidores online seja o mais reduzido possível. Esta tendência a que nós chamamos “last mile” tem vindo a impactar o negócio logístico e a forma como está organizado. Verifica-se um aumento da procura por armazéns de menor dimensão, localizados o mais próximo possível dos principais acessos aos grandes centros urbanos”, conclui a responsável.
 
Em Portugal, as vendas online associadas ao retalho já representam quase 10% do total de vendas e a tendência é que estes valores continuem a subir nos próximos anos. O share online está a crescer, mas o formato loja ainda desempenha um papel importante e relevante na promoção de vendas e na mitigação das pressões de margem online. É necessário que o mercado imobiliário perceba toda a supply chain dos negócios retalhistas para preparar uma oferta adequada.
 

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